#16 Alinhe as expectativas


Em 26/07/2016 - Vídeo

O alinhamento de expectativas é uma estratégia simples, mas muito eficaz e indispensável. Se você alinha sua expectativa com a do cliente, só tem a obter resultados muito positivos, e ainda evita de deixar no ar aquela sensação de "ele não atendeu às minhas expectativas".

Um exemplo:

Vamos supor que o seu cliente recebeu uma indicação do seu produto ou serviço. Ou mesmo ouviu falar sobre você e ele te procurou para saber mais sobre como você pode ajudá-lo, a primeira coisa que você tem que perguntar é: "o que o trouxe até mim"? É o primeiro ponto para entender exatamente o que o levou o cliente a te procurar.

Outra pergunta excelente é: "porque você está decidindo por esse produto específico? O que você espera desse produto/serviço?"

Essas perguntas são cruciais para alinhar qualquer tipo de expectativa, e também evitar problemas futuros na pós-venda, de o cliente entender errado o que você tem a oferecer, e se sentir decepcionado depois.

A dica então é: alinhe as expectativas com o seu cliente.

Quando você deixa de alinhá-las, é fatal. Mas quando você coloca todos os "pingos nos is", você tem uma abertura da parte do cliente em ele poder dizer a você o que ele realmente quer, e você poder alinhar o que você vende às principais necessidades dele.

Não deixe de fazer isso ao realizar o primeiro contato com o cliente. É nesse momento em que você pode se sentir mais empolgado e acabar esquecer desse ponto principal. Mas, a partir de agora, lembre-se dele, sempre.

E vamo que vamo, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.