#45 Afinal de contas, o que é delegar?


Em 26/07/2016 - Vídeo

Afinal de contas, o que é delegar?

Hoje eu queria falar sobre delegação. Muita gente confunde a expressão delegar com mandar ou exigir. Existem briefings de treinamento a equipes de vendas em que eu pergunto aos participantes: “o que é delegar para você?”. A pessoa responde que delegar é mandar, jogar a batata quente no colo de alguém.

Mas é importante saber de uma vez por todas: delegar não é ordenar, mas explicar para o funcionário o que você espera dele. Delegar é virar para a pessoa e dizer: eu preciso que você faça isso. Você quer ajuda?

Em outras palavras, delegar é orientar, mostrar-se disposto a ajudar o funcionário em alguma tarefa. Um líder de verdade é aquele que dá força para que seu time encontre alternativas para alcançar resultados que serão benéficos para todos.

Quando se fala em delegação, a equipe precisa perceber que o líder está fazendo de tudo para auxiliar o percurso da tarefa que fora solicitada.

O que não fazer?

- O que um líder não pode fazer é mandar que a pessoa faça o serviço, sem respeitar o direito de o funcionário ter alguma dúvida;

- Voltar-se para o time de vendedores e dizer para o grupo se virar;

- Mandar a equipe trazer a solução de qualquer maneira sem oferecer orientação.

Delegar é passar a mão na cabeça?

De forma alguma. Você pode muito bem delegar e manter a seriedade. Lembre-se que um líder é aquele que sempre orienta; além de estar pronto para sanar todas as dúvidas.

Outra dica valiosa é que o ato de delegar significa ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro para entender que seu funcionário pode encontrar dificuldades.

Então, a melhor maneira é exercer a sua liderança com consciência e disposição para estar sempre junto de sua equipe.

Vamos que vamos, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.