#47 Cultura de execução


Em 26/07/2016 - Vídeo

A Cultura de Execução

Eu queria perguntar se você já ouviu falar em ‘cultura de execução’? Eu tenho clientes que adoram essa expressão, no qual eles afirmam que suas empresas estão pautadas em tal conjunto de ações.

Comprometimento

Certa ocasião, eu estava assistindo a um vídeo de uma palestra do presidente da AmBev; ele usou uma expressão que eu achei um barato, no qual ele dizia: “a nossa equipe é muito criativa para planejar, mas ela é militar para executar”. Daí eu pergunto a você: o que ele quis dizer com isso? É o seguinte: faça chuva ou faça sol, nós vamos fazer; nós nos comprometemos, nós vamos entregar.

Cultura de execução significa: eu prometi, eu me comprometi em fazer aquilo e farei. Ou seja, são equipes que não inventam histórias para dizer por que não fez. Vendedores que encaram e cumprem o que prometem.

Cultura de execução: estratégia para vendas

Vou dar outro exemplo que acho bem legal. O pessoal da Colgate adora cultura de execução, no qual as gôndolas dos supermercados de seus produtos devem estar perfeitas. É tudo muito bem estudado para estabelecer uma estratégia eficaz para as vendas.

Conjunto de valores

Digamos que você faça visitas. Você se comprometeu a fazer no mínimo duas visitas por dia, por exemplo, mas só uma foi feita. Isso significa que a cultura de execução ficou prejudicada. É preciso se comprometer e entregar o que precisava. Execução exige disciplina, conhecimento, acompanhamento.  

Existem segmentos que ligam para os clientes para saber se algum vendedor realizou as visitas. E se o vendedor não tiver ido? Isso gera uma reação em cadeia para a empresa, pois sua imagem fica comprometida. A execução fica em segundo plano e a confiança do comprador pode ser afetada pela falta de credibilidade que o vendedor passa.

Cultura de execução é almejar a perfeição

É preciso saber que a execução é o todo, é o conjunto de atividades. Execução é perfeição, é comprometer-se ao máximo com a função. Quando você se compromete com essa intensidade, você vai perceber que o seu nível de exigência será outro.

Um grande abraço e vamos que vamos, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.