#48 O poder da cultura da organização


Em 26/07/2016 - Vídeo

Hoje eu queria falar sobre a importância e o poder que a cultura da empresa exerce, inclusive para o resultado das vendas.

Quando e como saber?

Quando ficamos sabendo que uma empresa tem cultura definida? A resposta é a seguinte: quando percebemos que existem alguns acordos pré-estabelecidos desde a contratação.    

Muitas pessoas, durante o processo de seleção de uma empresa, ficam diante dos valores da instituição passada por algum representante (gerente ou recrutador, por exemplo). A organização deixa claro o que espera delas.

Case de sucesso

Em certa ocasião, participei de um treinamento nos Estados Unidos, que aconteceu no instituto ‘City of Dreams’. O ponto focal era a Disney. O objetivo era entender o sucesso desse parque.

A primeira coisa que disseram para nós, participantes, foi que a Disney tinha cultura definida. A melhor forma para saber se uma empresa era portadora desse conjunto de valores, segundo os palestrantes, seria respondendo a três perguntas:

  • A empresa define o que ela é?
  • Como ela é?
  • Para quem ela é?

Se ela souber identificar isso, está definida a cultura.

Por exemplo, o que a Disney é? Eles responderam o seguinte: “nós criamos a felicidade”.

Como? “Através da melhor oferta de entretenimento”.

Para quem? “Para pessoas de todos os lugares, de todas as idades”.

Leve para sua empresa

Definido isso, imagine que vocês vão fazer uma contratação. Como isso pode ser feito?  Atrelando as características necessárias da organização. Quando se agrega a cultura da empresa desde a contratação, abrangendo todos os passos da companhia, facilita-se muito por conta de vantagens imprescindíveis.

Quais são os ganhos?

  • Economia em normas, ou seja, os processos ficam descomplicados.
  • Economia em treinamento (redução em choque de valores); você faz o anúncio e espera que os funcionários correspondam às expectativas, impedindo surpresas desagradáveis; choque cultural.
  • Cultura compartilhada (aumenta a produtividade).

Importante relembrar que cultura definida não é aquela regra que fica afixada em uma plaquinha em algum lugar da empresa. Ela deve ser colocada em prática por todos os colaboradores e diariamente.

Vamos que vamos, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.