#61 A importância do repertório em vendas


Em 22/09/2016 - Vídeo

A importância do repertório nas vendas

Hoje, a conversa será para os vendedores que estão precisando de mais repertório para conseguir fazer um bom negócio. Esse fator ajuda muito a conversa com o cliente. Eu aprendi na escola que quando a gente lê, o nosso vocabulário aumenta e, dessa forma, podemos falar sobre qualquer assunto. É importante trazer isso para o texto porque o objetivo aqui é mostrar o valor da conversa com os clientes.

Infelizmente, é muito comum vermos vendedores que se resumem apenas a responder o freguês com poucas palavras. Isso é ruim, pois devemos estabelecer uma conversa com o cliente, até mesmo para entender como o produto ou serviço pode ser útil para ele. Outro detalhe que vale a pena citar é o seguinte: quando você se atualiza e tem o que falar, fica muito mais fácil contextualizar a clientela sobre o que está sendo vendido. O que vale é dizer porque o seu serviço é atual, porque é inovador, entre outros aspectos.

Quando o cliente escuta da sua boca algo que ele ainda não conhecia sobre o produto, isso dá a você muita credibilidade. Além disso, quando você sabe o que está falando, as informações soam de maneira muito mais convincentes. Veja a seguir algumas dicas que vão melhorar e aumentar o seu repertório.

Assine revistas especializadas

É imprescindível manter-se informado sobre tudo. Agora, as mídias especializadas são ideais para aquelas pessoas que trabalham com algum produto bem específico. Nada melhor que ter aquela informação aprofundada sobre algum item que o seu cliente, por exemplo, pode não ter. Ou então, você pode ficar por dentro de alguns cases que podem ser usados na sua venda.

Leia jornais locais, nacionais e internacionais

Atualizar-se sobre o que se passa na sua cidade, no país e outras partes do mundo é importante para que você saiba o que falar para os seus clientes. Você pode inclusive falar algo a respeito do produto que está se vendendo, como: baseado em quê, em que país há itens semelhantes, enfim. É muito interessante saber entrar e se manter em uma conversa com o cliente.

Sites de associações de segmento

Essa dica é importante para que você saiba como estão as vendas no seu segmento. Vamos supor que você trabalhe no setor de calçados. É muito relevante que você saiba sobre o produto que tem mais saída e outros que estão vendendo menos. Entender o contexto do setor é muito válido. Ter argumento de vendas explicando o porquê de seu segmento é muito bom.

Vá a eventos ou palestras

Assistir ou participar dessas atividades é enriquecedor até mesmo quando não for algo relacionado à sua área. Manter-se por dentro de vários assuntos mostra o quanto você é interessado em entender a dinâmica de vários processos.

Viajar para conhecimento cultural

Presenciar e compreender essa troca de cultura é algo muito rico para o seu conhecimento e experiência.  Viajar nunca é demais e isso só engrandece a sua cultura. Incentive sua equipe a fazer o mesmo.

Não se esqueça nunca de contextualizar o seu argumento.

Deixe o seu comentário.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.