#64 Domine seus números


Em 01/11/2016 - Vídeo

Por que você deve dominar os números?

Hoje vamos falar sobre um assunto crucial para quem trabalha com vendas. Mas a pergunta que inicia nossa conversa é a seguinte: como anda o seu domínio sobre os números? Sejam os números de sua empresa, números de vendas ou de visitas.

O que é dominar número?

Vamos supor que você faz visitas externas como o vendedor de uma empresa. Esse domínio significa que você sabe completamente a quantidade de todos os índices que se referem ao seu trabalho e o de sua equipe.

Por exemplo: nos últimos 30 dias foram visitadas X empresas; dessas, X viraram clientes; a partir de tais visitas, X não nos contrataram ainda, mas estão pendentes. Ou então, de todas as visitas feitas, X empresas não fecharam negócio conosco. Enfim, quais são os números que você tem para apresentar? Qual o ticket médio de quem está comprando?

Esses questionamentos devem fazer parte para quem quer ter sucesso nas vendas. Além disso, você precisa ter domínio sobre tais dados, pois, somente dessa maneira, é que você e sua equipe vão obter o conhecimento pleno dos números de vendas.

Lojistas

E se você for um lojista de shopping, por exemplo? É importante saber quantas pessoas entraram em sua loja nos últimos 30 dias. Dessas que entraram, quantas vendas foram feitas e quantas foram perdidas? Por que perdeu? Quais foram as objeções dos clientes? Por acaso você tem uma lista com elas (objeções) para que sejam usadas em treinamento?

Tudo isso é muito importante para que os resultados sejam satisfatórios; afinal de contas, é necessário ter esse domínio sobre os números. Sem isso, existe uma grande possibilidade de suas vendas não atingirem as metas estabelecidas.

Sem o domínio dos números, a tendência é ficar perdido

Quando não se domina os números, a gente tende a ficar perdido. É como se ficássemos sem uma bússola para nos direcionar a um determinado rumo. A dica é a seguinte: domine números, tenha noção do que está acontecendo.  O número revela a eficiência, a eficácia ou até mesmo a ineficiência.

O baixo resultado tem número. Às vezes você não quer encarar o número, mas encará-lo pode ser o princípio da volta por cima. A melhor maneira é criar forças para fazê-lo e falar: temos de dominar isso aqui.

Importante salientar que se você não dominar o número, o número pode te dominar. Quando isso acontece, o resultado pode não ser satisfatório. Outro detalhe que você deve saber é que o mercado está muito voltado para vendedores, gestores de vendas, pessoas que estão antenadas com o resultado. Isso está atrelado à atitude. Vale lembrar, portanto, que a falta de um resultado excelente está ligado diretamente à falta de atitude.

Quando não se tem essa iniciativa (de encarar e dominar os números) sua empresa e seus negócios podem enfrentar problemas muito sérios, pois a atitude é um dos segredos para o seu sucesso.

Lembre-se sempre que você deve dominar os números e não o contrário. Boas vendas!




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.