10 Cuidados que todo vendedor autônomo tem que ter


Em 20/01/2017 - Artigo

O vendedor autônomo deve ser cauteloso para não cair em armadilhas. Infelizmente, muitos profissionais são laçados pelos erros que cometem sem conseguir prevê-los.

Veja abaixo as dicas que tenho para você. Sem dúvida haverá aquele ponto que servirá para sua atuação como vendedor autônomo. Confira abaixo.

  1. Tenha controles financeiros de sua pessoa física e jurídica separados. Misturar as finanças é o início do caos.
  2. Use um software de gestão do relacionamento com seus clientes. Seja organizado na gestão das informações de seus clientes.
  3. Escolha fazer parcerias com empresas e pessoas de qualidade comprovada. Jamais terceirize parte do seu trabalho para alguém sem ótimas referências.
  4. Invista em um espaço profissional para atender seus clientes, só use home office caso não necessite receber clientes em seu local de trabalho.
  5. Crie alternativas de contato de seus clientes com você (site, redes sociais, cartão de visitas, etc)
  6. Seja rápido para retornar as demandas de seus clientes (ser autônomo não deve significar ser amador)
  7. Tenha um volume de clientes que você consiga atender. Se for aumentar a carteira de clientes é importante preocupar-se com sua estrutura de atendimento.
  8. Jamais trabalhe sem estabeler um contrato entre você e seu cliente. Inicialmente pode parecer uma burocracia, porém, pessoas e empresas organizadas usam contrato para deixar claro o estabelecimento de direitos e deveres. Sugiro que consulte um advogado para lhe auxiliar na confecção do contrato mais adequado para seu tipo se serviço. Eu garanto a você que isso fará toda a diferença para evitar problemas futuros com clientes, parceiros, etc.
  9. Participe de eventos do segmento em que você atua. É importante estar atualizado sobre as tendências do seu segmento e adequar-se para estar à frente de seus concorrentes.
  10. Tenha metas de vendas. Um erro de muitos vendedores autônomos é não se darem metas, isso gera zona de conforto e por consequência influencia na performance ao longo do ano. 

Reparou como há muitas coisas que podem ser feitas para evitar os perigos que um vendedor autônomo pode enfrentar? Espero que tenha sido útil para vocês.

Vamos que vamos, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.