3 Lições que aprendi nas vendas externas que levo para a VIDA


Em 28/04/2017 - Artigo

Sim, as vendas porta a porta, ou como também são conhecidas: vendas externas, sobreviveram ao passar dos anos e ainda são a fonte de renda de muitos vendedores e vendedoras. Eu me arrisco até dizer que as vendas externas, aquelas em que o vendedor precisa ir até ao cliente para fechar o contrato, são hoje um dos métodos mais eficientes de vender. Isso porque você está ali, cara a cara com o seu potencial cliente, sem nenhuma distração (porque vendas externas na maioria das vezes são agendadas) e com a oportunidade de mostrar o melhor que você e o seu produto/serviço tem a oferecer para solucionar um problema.  

Bater em porta a porta de empresas ou casas já me ensinou muita coisa. E muitas delas se aplicam a todas as formas de vendas. Não há dúvida de que essas lições me ajudaram a me tornar o palestrante e profissional que sou hoje.

É por isso que separei aqui três coisas importantes que eu aprendi com as vendas externas para você aprimorar as suas:

1. Você será rejeitado(a). Muitas vezes!

Imagem relacionada

Não há como contornar isso. E ninguém tem uma receita de bolo para não ser rejeitado pelo potencial cliente. Mas uma maneira de você amenizar essa situação é deixar o seu potencial cliente confortável para dizer 'NÃO'. Como fazer isso? Converse com ele ou com ela primeiro, e antes de oferecer o seu produto ou serviço, diga: "Eu entendo quais são seus problemas hoje e como esse produto/serviço pode ajudar na solução. Vou mostrar o que tenho aqui, e você me diz se realmente estou certo(a) ou não.

 

Assim, as pessoas são muito menos propensas a dizer 'NÃO' por causa da sua gentileza. E há um grande benefício: esses potenciais clientes também estarão mais dispostos a ver o que você tem para mostrar.

2. Aprenda a decifrar os sinais dos potenciais clientes

Resultado de imagem para Door to door sales tips

Para você conseguir decifrar os sinais que um prospecto transmite, você precisa deixar a ansiedade de lado. A ansiedade cega você, e te faz não conseguir ler a linguagem corporal do potencial cliente. E olha, ela diz MUITA coisa.  

Comece a observar o seguinte:

  • Como são as expressões faciais?
  • Ele ou ela está olhando para você?
  • Ele ou ela se sente confortável?
  • Será que esse potencial cliente está querendo fechar a porta educadamente?
  • Ou não está focado no que você diz?

Depois de um tempo, você aprende a observar além do que os seus olhos podem ver.

3. Nunca, mas nunca tente convencer seu potencial cliente baseado no cansaço

 
 
 
 

 

Imagem relacionada

Parece até mesmo irônica essa frase para quem trabalha com vendas, não é? Na verdade, não! Nós, vendedores, não precisamos convencer um cliente de que ele PRECISA do que estamos vendendo. Se você que trabalha com vendas acha que constantemente precisa fazer as pessoas "comprarem" de você, está enganado. Seu cliente não quer comprar um produto ou serviço, ele quer comprar uma solução.

Sua missão então é compreendê-los:

  1. O que eles estão passando?
  2. Quais são suas ambições e necessidades?

Concentre-se neles, em primeiro lugar. O produto ou serviço vem depois.

Depois de entender sua dor, você pode conectar os pontos para eles. Você pode mostrar como o que você está vendendo pode realmente ajudar a resolver seus problemas e tornar suas vidas mais fáceis.

Então, tenha essas lições como um amuleto para sua carreira de vendedor(a). 

E vamo que vamo, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.