5 Dicas para driblar as objeções dos seus clientes


Em 03/03/2017 - Artigo

O mundo das vendas é adrenalina. Além das metas, dos aprendizados e da variedade que uma clientela específica pode apresentar. Outro detalhe muito comum na vida dos profissionais é objeção trazida pelos consumidores.

Quem nunca tentou apresentar um produto ou serviço a uma pessoa e, logo depois, ela recusou por um motivo ou outro? É verdade que há várias formas de falar não; existem aqueles fregueses mais ríspidos e que não se fazem de rogados para recusar algo.

 O fato de lidarmos com gente requer muito controle para que sigamos o profissionalismo. Diante disso, veja cinco dicas valiosas para driblar as objeções dos clientes.

1 – Controle emocional

Não à toa o controle emocional veio em primeiro lugar. Às vezes não estamos em nossa melhor fase. O segredo é fazer um esforço e esquecer, mesmo que por alguns instantes, os problemas e agir de maneira serena. Se não for possível a serenidade, dê um tempo para o cliente dar sua impressão sobre o que se vende e respire fundo para ser o mais cortês possível.

2 – Tente entender o cliente

O consumidor pode ter seus motivos para recusar a compra de um produto. Portanto, tende escutar o cliente e proponha uma solução baseada no que você pode oferecer.

3 – Nunca seja irônico

Por mais difícil que seja o cliente, o importante é que você seja profissional. Evite ironias, cinismos ou qualquer coisa que comece um bate-boca. Tente apresentar todas as opções disponíveis, mas sempre com educação.

4 – Não o questione

Se o freguês vier com suas impressões acerca do produto ou serviço, procure escutá-lo.

5 – Respeite o direito de o cliente falar ‘não, obrigado’

Você também é cliente e sabe que nem sempre podemos comprar algo. Então, use a empatia para entender os motivos apresentados. Lembre-se que outras vendas podem ser feitas; e para a mesma pessoa.

 




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.