A DISTÂNCIA ENTRE VOCÊ E SEU RESULTADO: O CONHECIMENTO.


Em 26/07/2016 - Artigo

Muitas vezes assistimos, ouvimos ou lemos especialistas dizendo que precisamos de conhecimento para alcançarmos os resultados que tanto queremos. Porém, muitas pessoas se perguntam: “Ok! Entendi. Agora, qual o conhecimento que eu preciso especificamente para alcançar meus resultados?”

Se você achou que a resposta a essa pergunta é óbvia demais, acredite, não é para muitas pessoas. Isso inclusive foi o que me motivou a escrever esse pequeno post em meu blog. A questão chave para saber “qual” é o conhecimento que precisará para atingir seu resultado é: qual é a sua meta? O resultado que você espera deve ser descrito de forma a você entender dois blocos de informações importantes:

a) o conhecimento que você tem para atingir esse resultado é suficiente?

b) Em não sendo suficiente, o que você precisa aprender ou desenvolver para atingir o resultado?

A resposta a esse item b) é o conhecimento específico que precisa encontrar!

Para ilustrar de forma detalhada vou contar um caso muito simples, mas, que deixa claro o conhecimento que nos falta para atingir nossos resultados.

Desde que reformei meu apartamento, os pedreiros instalaram várias lâmpadas dicróica em uma das salas do apartamento. Lembro que eu assisti o pedreiro instalando essa lâmpada e o que me chamou a atenção foi que o suporte que ela é instalada tem dois “grampos de pressão” que exige bastante cuidado por parte de quem instala. A pressão lembra a de uma ratoeira. Anos depois uma lâmpada dicróica queimou e eu inseguro para manusear o suporte (que tem a pressão forte), chamei um eletricista para trocar. Ele cobrou R$ 40,00 para trocar 3 lâmpadas e fez isso em menos de 10 minutos.  Vou colocar ao final do post uma foto desse suporte para você compreender o que eu chamei de grampo de pressão. A questão é que passados 3 meses outras 2 lâmpadas queimaram. Constrangido em ter chamado alguém para trocar a tal lâmpada de cróica eu resolvi encarar o medo de perder o dedo naquele grampo. E o que eu fiz? Fui atrás do conhecimento que eu precisava para atingir meu resultado: trocar sozinho a tal da lâmpada de cróica.

Fui no Google, acessei vídeos do Youtube, levei as lâmpadas queimadas em uma loja e peguei uma consultoria com o vendedor. Conhecimento adquirido, olhei para o suporte e disse: “Você se lascou, não tenho mais dúvidas e vou trocar essa lâmpada sem me machucar.” O conhecimento acima de tudo, encoraja! rs. Em 5 minutos troquei as lâmpadas!

A história é simples mas ilustra o que muitos de nós precisa fazer. Qual é a sua meta? Fazer uma planilha pessoal com bastante qualidade para encarar as finanças? Falar uma segunda língua? Parar de perder vendas com clientes que argumentam melhor que você?

O fato é: você sempre precisará buscar mais conhecimento para as metas pessoais e profissionais. Isso é uma questão de sobrevivência e de superação para todos nós ao longo da vida. Imagine quem busca alta performance na profissão. Busque o conhecimento necessário para cada tipo de meta. Ele é o meio, o caminho entre você e sua meta!

Vamo que vamo pois a venda não pode parar!

William Caldas




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.