Por que uma venda consultiva pode te ajudar a vender mais?


Em 03/03/2017 - Artigo

A venda consultiva é aquela em que o consultor se relaciona diretamente com o cliente para conhecer quais são suas reais necessidades. Pode parecer algo simples, mas isso depende de muito profissionalismo e sabedoria para identificar os pontos que devem ser trabalhados.

É importante saber que o cliente está contando com a sua ajuda. Porém, a prática que você traz, baseado em experiências anteriores, podem te ajudar muito ao apresentar um produto ou serviço ao comprador.

Respeitando o cliente

Antes de tudo, é preciso respeitar o cliente. Mas como isso é feito? Dê tempo para que a pessoa explique a situação que o levou a procurar a empresa ao qual você trabalha. Atenção, no entanto, à liberdade de escolha que o consumidor tem por direito.

Conheça a dor do cliente

Ao dar esse espaço ao provável comprador, você terá condições de analisar as dores do cliente, ou seja, aquilo que o motivou a estar ali. A partir desse momento, você pode apresentar as soluções que tem em mãos. É sempre importante lembrar que não se deve prometer o que não é possível. A credibilidade de sua venda estará em jogo.

Proponha uma visita com seu coordenador

Por que não realizar visita ao cliente com a presença do coordenador? Esse detalhe é muito relevante, pois você poderá mostrar ao seu líder como anda o desempenho das vendas. Além disso, ele pode dar dicas valiosas para melhorar ainda mais a sua performance e os seus resultados.

Por falar em resultados

O seu profissionalismo refletirá muito no resultado final. A venda consultiva precisa ser bem detalhada e com toda a disponibilidade possível do vendedor para conquistar o cliente. O segredo é este: conquistar a pessoa. Com essas dicas, o sucesso tende a vir.

Vamos que vamos, pois a venda não pode parar!




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.