#51 Vantagem competitiva e disputa por valor


Em 26/07/2016 - Vídeo

Vantagem competitiva e disputa por valor

Hoje eu queria deixar dois recados de equipes para liderança de equipes, que farão a diferença na estratégia comercial na forma de como vocês lideram seus times. Estão preparados?

Primeira dica: Fuja da vantagem comparativa e vá para a vantagem competitiva

O que isso quer dizer? Ficar queimando fosfato, investindo tempo e energia para acabar se comparando para o seu cliente com outros concorrentes é pura perda de tempo.  Então, esse negócio de ficar falando que é melhor que o outro não é legal e deve ser evitado. Está na hora de parar com isso.

Vá para a vantagem competitiva. Quando você resolve competir, você se auto-desafia; você busca conhecimento, treinamento; pode sugerir que a liderança da equipe esteja próxima de todos; vocês podem monitorar os resultados, fazer reuniões; enfim, quando há união, o time sente junto as vitórias e os desafios. A comparação permite apenas comparar e não evolui para mais nada que traga valor.

Segunda dica: Fuja da guerra de preços e vá para a disputa por valor

Quando você está na guerra de preços, sempre terá alguém com o preço melhor que o seu. Quem ganha com isso é só o cliente. Guerra por preço não ajuda ninguém que está nas vendas. Para resolver isso, a melhor alternativa é a disputa por valor.

Onde está o valor? Quando o cliente percebe que aquilo incide sobre suas necessidades ou atende aquilo que ele deseja, ele não hesitará em escolher o produto ou serviço que está sendo oferecido. Ao perceber que aquilo é valoroso para a vida dele, o cliente paga.

Então, nunca se esqueça: fuja da vantagem comparativa e vá para a vantagem competitiva; fuja da guerra de preços e vá para a disputa por valor.

Vamos que vamos, pois a venda não pode parar!




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.