Venda consultiva e o consumidor moderno - o que muda?


Em 14/03/2017 - Artigo

O assunto de hoje ainda toca no assunto da venda consultiva, mas o foco em si será o consumidor moderno. Para ficar mais fácil o entendimento, basta lembrar que você também consome e busca se informar acerca do produto ou serviço ao qual se interessou. Partindo por esse lado, é possível saber desde já que o consumidor moderno é aquele que faz jus à sociedade da informação.

Como acontece?

Antes de efetuar a compra que tanto deseja, o cliente vai ao computador ou a qualquer aplicativo de smartphone e faz uma pesquisa detalhada do bem que pretende adquirir. Além disso, ele procura informações em sites de reclamações para verificar o índice de satisfação dos consumidores que já tiveram alguma experiência com aquele produto, por exemplo.

A venda consultiva nessa situação

Resultado de imagem para Modern consumer

Diante de um conhecimento prévio (bastante considerável), é aconselhável ao vendedor estar muito bem preparado e conhecedor dos produtos e serviços que ele vende. Vale lembrar, no entanto, que a figura do profissional da venda deve ceder espaço a um tipo mais aprofundado: a do consultor.

É preciso ressaltar a importância de o colaborador exercer sua atividade como alguém apto a auxiliar o consumidor com informações complementares. Outro detalhe é que o profissional não jogue o produto na cara do cliente. A sugestão que se pode dar é que (não vi sentido nesse “que”) o fornecimento de dados sobre o produto ou serviço desperte a confiança na pessoa.

O consumidor moderno é mais antenado

Resultado de imagem para Modern consumer

Não adianta tentar ludibriar o consumidor moderno. Ele, muitas vezes, tem muito mais conhecimento que os vendedores. Isso não é ruim, pois nos obriga a buscarmos mais alternativas para suprirmos suas necessidades.

Além disso, é interessante notarmos que o cliente procura ver o quão bem informado está o vendedor consultor. O segredo é não deixar sua credibilidade de lado e oferecer ao consumidor as possibilidades e as soluções que ele tanto deseja.

Vamo que vamo, pois a venda não pode parar!




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.