#62 Motivos para treinar é o que não falta


Em 22/09/2016 - Vídeo

Você tem nas mãos os motivos que precisa para treinar

O objetivo hoje é desmistificar algo que é muito comum no mercado. Não é difícil encontrar líderes e gerentes que alegam ter falta de tempo para submeter sua equipe a um treinamento que visa ao desenvolvimento ainda maior de todos eles. Veja que motivos para treinar é o que não falta e você terá resultados excelentes com isso. Confira a seguir.

Meta X resultados

Antes de tudo é importante se perguntar: o que treinar, de onde partir, para aonde ir? Qual o norte do treinamento? Estes questionamentos podem dar uma direção muito boa. Agora, uma dica valiosa é começar pelo o que mais importa: metas e resultados. Por quê? Pois se a meta estiver sendo superada, haverá motivos para o treinamento. De onde vem resultado, pode vir muito mais através dos treinos.

Por outro lado, se o resultado não estiver acontecendo, aí sim é que os treinamentos serão necessários. Então, o ponto de partida para elaborar os treinos com sua equipe é o resultado conquistado ou não alcançado. A base de tudo é a meta versus resultado. Isso direciona um líder para que caminho tomar no treinamento.

Acompanhamento da liderança

Outro parâmetro que pode auxiliar um gestor ao treinar seus vendedores é o acompanhamento da liderança. Entretanto, esse detalhe requer uma interação maior do líder com sua equipe, pois é muito importante que ele vá a campo junto com seus parceiros de venda. Somente com essa aproximação é que você saberá diagnosticar um resultado ruim, por exemplo; ou então, enxergar os desafios que sua equipe enfrenta. É indispensável que o líder esteja junto com seus vendedores.

As etapas da venda consultiva

O processo de venda não é algo que pode ser visto de cima, uma vez que ele apresenta algumas partes. Sendo assim, vale a pena citar as etapas da venda consultiva. Cada parte das vendas tem um grau de relevância. Não existe uma fase (da venda) mais valiosa que a outra. Todas são muito importantes. É válido salientar que cada vendedor ou consultor de seu time tem uma necessidade específica para cada uma das etapas.

Uma dica é elaborar um grupo focal com sua equipe, ou seja, aproveitar os vendedores em grupos determinados. Dessa forma, haverá um aproveitamento muito melhor entre o pessoal de seu time, sem comprometer os resultados e muito menos os colaboradores. É importante que haja essa visão sobre tudo que se passa com as vendas de seu staff.

Mix de produtos e serviços

Não se esqueça de treinar a equipe com os produtos e serviços oferecidos por vocês. É importante que cada membro do time tenha conhecimento sobre os valores agregados dos itens. O grupo precisa estar por dentro do que está vendendo. Isso é imprescindível, até mesmo, para saber as necessidades dos clientes.

Lista de objeções

Por último, vale lembrar que você pode criar uma lista de objeções. Funciona da seguinte maneira: todos os vendedores de sua equipe podem fazer uma lista com as sugestões ou reclamações do que é oferecido. Proponha ao seu time uma coleta dessas objeções, principalmente aquelas que não são tão frequentes, e elabore um treinamento em cima dessas questões. Com isso, você e seu grupo terão conhecimento para alavancar as vendas e os resultados.

 

 




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.