#63 Posicione se!


Em 29/09/2016 - Vídeo

Como dominar um posicionamento de mercado

Você já percebeu se tem algum problema relacionado a posicionamento de mercado? Em outras palavras, o reconhecimento que você gostaria de ter. É muito comum que encontremos um conhecido e essa pessoa esteja atuando em um determinado segmento de negócio. Daí, seis meses depois você a encontra de novo e lá está ela em outra empreitada. Esse tipo de comportamento pode demonstrar uma ligeira falta de posicionamento, pois, pessoas assim planejam, mas não realizam.

Sem posicionamento, sem reconhecimento

Isso pode estar ligado a frustrações, uma vez que quem passa por isso quer ter sucesso, mas nem sempre consegue chegar aonde desejou. É importante ressaltar que o fato de dominar uma atividade é imprescindível no mercado. Lembre-se, no entanto, que o fato de não dominar algo impede a autoridade em determinados assuntos; sem autoridade, não há reconhecimento. Muitos profissionais enfrentam esse problema.

Excelência naquilo que é feito

É preciso se livrar dessa situação e reverter seu posicionamento de mercado. Você provavelmente deve conhecer especialistas em determinadas áreas, seja no ramo alimentício ou em qualquer outro. Na sua cidade deve haver um estabelecimento que recebe pessoas vindas de várias partes somente pelo serviço e produto oferecidos por lá. A fama desse local se deve à excelência do que é feito. O empreendedor tem o posicionamento, o reconhecimento.  

Seja especialista

Quanto mais especialista você for, maior será a possibilidade de você ser reconhecido. A gente precisa conhecer uma ou duas atividades, mas que sejam afins. Não adianta querer abraçar o mundo e saber de tudo. É importante que você seja nichado; em outras palavras, que seja referência em determinado nicho.

Tomar posicionamentos não é fácil

Agora, é válido saber que tomar um posicionamento dói. Vamos supor que você abra um estabelecimento, uma casa de azeites. Daí você está lá, colocando tudo em prática, vivendo os desafios que qualquer atividade impõe e surge aquele convite profissional que anteriormente era o seu desejo, exemplo: você é formado em engenharia e aparece aquela oportunidade de ouro. Para isso você terá de abrir mão do sonho atual. O que você faria? O mais indicado é renunciar à carreira antiga e fomentar o empreendedorismo da casa de azeites com foco.

Posicionamentos pedem renúncias

Tomar posicionamentos requer renúncia de sonhos que um dia já fizeram te movimentar de uma forma ou de outra. É agir naquilo que se mostra mais concreto. Ser posicionado significa falar não. Certamente que isso não é fácil, mas é preciso. A não ser que apareça alguém cuja ideia signifique um ponto positivo para o seu negócio atual.

Foque naquilo que você sabe fazer

Escolha uma atividade, uma área a qual você se posicione de tal forma que faça o seu empreendimento atingir o valor que precisa no mercado. Não olhe para o lado, mire-se naquilo que você escolheu como o caminho para o sucesso. Ter um posicionamento de mercado exige muito de sua disciplina.

Seja o melhor!

Quanto mais especialista você for, mais reconhecimento terá. Seja o melhor naquilo, seja a autoridade naquilo. Não se esqueça que o fator tempo é importante, mas o seu sucesso com certeza virá com essa determinação.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.