O que é uma venda consultiva?


Em 09/03/2017 - Artigo

Hoje, o tema de nosso conteúdo é a venda consultiva. Você saberia definir em que consiste essa atividade? Muitos profissionais já desempenham tal modalidade e através dela procuram atrair uma quantidade maior de clientes.

É preciso entender que a venda consultiva foge completamente do formato tradicional adotado por vendedores do comércio, por exemplo. Esqueça aquele roteiro de frases prontas que simbolizam quase um apelo para que o consumidor leve o produto. Aliás, é importante frisar uma coisa: seja lá qual for o tipo de venda, o lado engessado deve ser extinto.

Conhecimento sobre a dor do cliente

A venda consultiva é aquela em que o profissional disponibiliza todo o seu conhecimento sobre a dor do cliente. Ou seja, o consumidor deve enxergar na imagem do consultor uma pessoa que está em posse da solução tão desejada.

Porém, existem outros detalhes que regem essa modalidade. É imprescindível que o cliente reconheça a intenção do consultor, que é a de oferecer todo o suporte para uma eventual tomada de decisão acerca de um produto ou serviço. Além disso, vale lembrar que as técnicas de vendas, quando realizadas de maneira excelente, podem aumentar o ticket médio.

Análise sobre aquilo que se apresenta ao cliente

O diferencial da venda consultiva para as demais modalidades é que ela deve apresentar algumas características específicas; uma delas é o caráter analítico. Suponhamos que o cliente esteja prestes a efetuar uma compra, mas no meio do processo aparece outra oportunidade para que ele faça a mesma aquisição a um valor mais em conta. O profissional que atua em venda consultiva deve mostrar total conhecimento sobre o produto para ajudar o cliente a encontrar a melhor saída.

 

Relacionamento que inspira confiança

É importante frisar que o relacionamento calcado na confiança serve de parâmetro para a venda consultiva, uma vez que o consultor deve ter em mãos todas as ferramentas para oferecer ao cliente. Comunicação efetiva e conhecimento daquilo que é apresentado são requisitos básicos para essa modalidade.

Quer saber mais sobre vendas? Não deixe de acompanhar os conteúdos.

Vamos que vamos, pois a venda não pode parar.




William Caldas

Olá, meu nome é William Caldas e eu sou um vendedor. Minha missão de vida é ajudar pessoas que trabalham com vendas a cada vez mais gerar valor para seus clientes através de conteúdo que faça a diferença no dia a dia de cada vendedor ou vendedora. Ministro uma média de 100 palestras por ano em todo o Brasil.